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Manual completo sobre o jogo

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Mensagem por Admin Qui Out 17, 2013 12:27 am

Capítulo 1 - Apresentação do SLRR

O Street Legal Racing Redline (conhecido como SLRR) é um jogo do tipo Simulação / Corrida onde o jogador tem um universo de personalização bem complexo. Há liberdade total na hora de se escolher e montar um carro. Você pode fazer de tudo: montar suspensões, motores, carrocerias e, no final, dirigir sua máquina. Também há a possibilidade de fazer acertos mais "específicos" (fine tunning) em algumas peças como comando de válvulas (atraso e avanço), carburador/flauta de combustível (mistura ar/combustível), pressão dos pneus, relação da transmissão (cambio e diferencial), entre outros. Tudo é feito com o intuito de ser o melhor corredor da cidade. Cidade esta que possui 3 clubes (verde, azul e vermelho) com níveis diferentes de dificuldade e oponentes. Após se tornar o melhor corredor da cidade, ou estar entre os melhores, (leia-se como no topo do clube vermelho), chega a hora de se preparar para o ápice do jogo: A ROC, ou "Race of the Champios" (corrida dos campeões) que, assim como no filme Velozes e Furiosos, é uma corrida no deserto onde você tem que possuir um carro bom um bom nível de prestígio, estar no topo do clube vermelho e ter peças em estoque com um limite de peso para poder levar para essa gloriosa corrida. Ela consiste num circuito não muito extenso mas, com algumas curvas e variações na pista que mexem muito com as habilidades do piloto. Sendo assim, quando chegar a hora, esteja preparado e com um carro muito bem acertado não só de mecânica mas principalmente de freios e amortecedores, pois eles podem fazer toda a diferença. Todo seu esforço não é em vão... Além de "zerar" o jogo, você ganha um carro exclusivo do jogo, que você não compra em lugar nenhum: O Prime DLH 500, que na verdade é uma espécie de modelo especial, uma construção retrô de um clássico dos anos 60, como diz o jogo. Ao que parece, ele se assemelha à um Mustang Shelby GT500. Um carro que vale a pena.


Vamos resumir o jogo em três versões: SLRR (até a 2.2.1), SLRR 2.3.0 LE e SLRR 2.2.1 MWM

* SLRR até a versão 2.2.1 - É o jogo original, carros orignais, pistas originais, tudo como foi lançado pela Actvision há alguns anos. Sem muito o que personalizar é pouquíssimo usado pelos fãs da série.

* SLRR 2.3.0 LE (Live Edition!) - Esse, ao meu ver, foi um grande salto no jogo. Uma versão independente desenvolvida por uns russos se não me engano, que foi responsável por uma boa alavancada no jogo. Entre outros, implantou várias mudanças visuais e na jogabilidade. Pelo menos na versão que conheço, já vem com vários carros embutidos assim como várias mecânicas. Aqui já começam as mudanças, o catálogo já não é mais todo agrupado. Ele é separado por tipos de motores: i4, i6, V6, V8, V10, V12 e V16 e dentro deles suas respectivas variações. Foi um grande marco na história do jogo. Considerando que não é um patch oficial, ou seja, foi produzido independentemente da Actvision, tem seus bugs e etc.

* SLRR 2.2.1 MWM (Miran e Wichur Mod) - No momento, a versão mais popular e estável do jogo. Se bem utilizada, pode conter bem menos bugs que a versão LE. Essa implantou ainda mais novidades sobre a anterior. O catálogo foi dividido por peças e não mais por motores (agora você encontra blocos num lugar, cabeçotes em outro e por aí vai) tornando o jogo bem mais organizado e fácil de se jogar. Outras grandes mudanças foram implantadas também, tais como a adição de mapas (agora você pode baixar pistas da internet e escolher qual quer usar em questão de segundos), a implantação dum elevador na oficina (antes um redutor de gravidade na versão LE) que ajuda muito na hora de mexer com o conjunto de rodagem (suspensão e rodas) que muitas vezes faziam o carro ficar pulando irritantemente na rampa. Por ser a versão mais usada no momento, é a que possui o maior numero de mods.


1.1 Como escolher a melhor versão?

Melhor versão é aquela que melhor te satisfaz. Muitos usam e recomendam a MWM, enquanto que outros a LE. Há ainda alguns puristas que preferem o jogo original, limpo, até a versão 2.2.1. Isso é uma questão muito particular. Mas, se você quer um jogo estável, organizado e cheio de recursos e aberto para muitas novidades, seu caminho é o MWM. Não digo porque uso, mesmo porque mantenho em meu PC as versões MWM e LE e uso muito mais a MWM que a LE. A LE apesar do visual e da quantidade de mod já instalado, é um pouco instável e possui um gosto duvidoso na escolha dos novos menus. Já a MWM nada mais é que o jogo original (sem alterações visuais fortes) com algumas adições.


Capítulo 2 - Entrando no mundo SLRR!


2.1 - Menu Opções

Bom, aqui começa a diversão. Este é o menu inicial do jogo:




Nele temos tudo que precisamos. Vou começar a explicar as configurações (para obtermos um bom rendimento do jogo) para daí partir para os outros menus.


No menu Opções é que vamos configurar o jogo, sua qualidade e os efeitos que podem ajudar a deixar o jogo mais rápido caso sua máquina não seja nenhum supercomputador da NASA. Lembrando que, INDEPENDENTEMENTE do computador que você tenha, pequenos congelamentos (conhecidos como LAGs) são completamente comuns no jogo. Digo isso porque nos rachas pela cidade o jogo tem que processar MUITA informação. Pense só no seu carro, em ele ter que calcular toda a física do veículo, suas regulagens, sua pintura, suas peças, enfim. É MUITA informação ao mesmo tempo. Agora dobre o valor, é o que temos quando corremos contra alguém no jogo. Sendo assim, é normal que ele trave um pouquinho, às vezes em horas impróprias eu concordo.

Vamos lá:


Vá no menu Opções/Options (em amarelo)



Esta é a parte princial do menu Opções:



Para nós, o mais importante agora é o "Video Options", "Game Options" e "Advanced Game Options".

Observação importante: Essa opção na parte inferior na tela, chamada "DEBUG DECOMPILE ALL JAVAs" serve para testar TODOS os Javas do jogo. Isso significa que ele irá testar praticamente todos os recursos do jogo e, se der tudo certo, ele fará um barulho confirmando. Caso contrário, o jogo simplesmente travará. Isso é bom para quando você acabou de instalar um MOD (carro, motor, pista, peças) e quer saber se o jogo vai dar pau. Não é certeza de que vai dar tudo certo mas já é um bom começo!


Indo em Video Options temos:


* Screen Resolution = Resolução. Em tese deve ser a mesma que você usa no seu windows. Um bom jeito de se "situar" é escolher de acordo com a proporção, aqueles numeros entre parênteses. Se você tem um monitor convencional, quadrado, escolha uma proporção que tenha (4:3) entre parêntes. Se for um monitor widescreen (largo e baixo) opte por (16:9) e se for um monitor com a aparência mais "alto e estreito" vá de (5:4), que é o meu caso como vocês podem ver.

* Color depth = ACREDITO que seja a qualidade da cor. 16 e 32 bits. Um detalhe: usuários do Windows SEVEN podem ter problemas para tirar printscreens (fotos) com a qualidade em 32 bits, por isso o meu está em 16 bits. Mas, pra resolver o problema de tirar prints basta usar um programa de captura de telas como o FRAPS (encontrado facilmente no baixaki ou superdownloads, não posto links pra que eles não se percam com o tempo).

* Texture Detail = Qualidade das texturas. Quanto mais alto, melhor será a qualidade das imagens, principalmente das texturas do carro. Entretanto, mais pesado o jogo fica.

* View distance = Distância visível. Quanto mais distância, mais pesado o jogo fica.

* Object detail = IMAGINO que seja a qualidade dos objetos do jogo, desconsiderando carros e cenários. Assim como os outros,quanto maior, mais pesado o jogo fica.

* LOD detail = SUPONHO que seja a qualidade do cenário. Assim como os outros, quanto maior, mais pesado o jogo fica.

* Loading Primary = Não tenho a mínima idéia do que seja mas, o próprio jogo recomenda que mantenha no LOW, porem deixo no Medium.

* Flares = Se não me engano são as luzes. Influi no rendimento do jogo.

* Uncommon Resolution = Aqui você faz uma resolução personalizada caso seu monitor não se encaixe nas resoluções citadas anteriormente. Particularmente não recomendo que mexam nisso.

* Display Mode = Aqui você escolhe se quer jogar em tela cheia ou numa janela. Eu particularmente prefiro a tela cheia mas, se você tá pendurado no MSN esperando aquela gatinha pra bater um papo, é bom usar janela. hehehe Acho que influencia um pouco no rendimento do jogo, já que ele terá que dividir espaço com as tarefas gráficas do windows também.

* Gamma = A grosso modo, acerta a claridade da tela. Quanto mais alto, mais claro fica. Ótimo para quem tem monitores muito escuros.

* Shadow detail = Qualidade das sombras. Quanto mais baixo, mais rápido o jogo fica.

* Shadow view distance = SUPONHO que seja a visibilidade das sombras. Quanto mais baixo, mais rápido o jogo fica.

* Particle Density = Densidade das particulas. Fumaça, coisas pela cidade, pequenos objetos, engloba tudo isso. Quanto mais baixo, mais rápido o jogo fica.

* Skidmarks lenght = Tamanho da distancia das marcas dos pneus quanto menos, melhor.

* Headlight rays = Fachos luminosos dos faróis. Sem eles o jogo se torna mais rápido.


Escolhidas as opções desejadas, clique em BACK e vamos pro passo seguinte.


Vá agora em GAME OPTIONS.



* Transmission = Aqui você escolhe se quer manual, automático e etc. Um detalhe interessante. O jogo POSSUI embreagem (tecla C) e, para efetuar as trocas de marcha você pode ou não usar a embreagem, usando a tecla A para aumentar as marchas e Z para diminuir.

* Metric System = Sistema métrico. Você opta por usar medidas universais (quilômetros, quilos e etc) ou medidas frescas de norte americanos (milhas, libras, etc...)

* GPS Mode = Modo do GPS, mapa, etc.. Não influi muita coisa. É interessante deixar do jeito que está.

* Difficulty Level = Nivel de dificuldade. Não precisa explicações, né?

* Steering help = Auxilio na direção do veículo. Também não mexo nisso.

* ABS = Autoexplicativo. Nível de uso do ABS nas frenagens.

* ASR = Acredito que seja o controle de tração, principalmente nas acelerações.


Escolhidas as opções desejadas, clique em BACK e vamos pro passo seguinte.


Vá agora em ADVANCED GAME OPTIONS.


* Os três primeiros = Influem em o quanto o "personagem" do jogo mexe a cabeça e o corpo em relaçao as "forças G"pode ser melhor visualizado quando se dirige dentro do carro...

* Traffic Density = Quantidade de carros na rua. Quanto menos, mais rápido o jogo fica.

* Pedestrian Density = Quantidade de pedestres. Quanto menos, mais rápido o jogo fica.


Escolhidas as opções desejadas, clique em BACK e finalizamos o capítulo...


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Capítulo 3 - Entendendo as opções secundárias antes de aprofundar no jogo de verdade


3.1 - Quick Race


Corrida rápida, ao pé da letra. Essa é pra quando você quer só dar uma experimentada no jogo. Você será questionado sobre o trajeto. Simples, rápido e fácil.



Basta clicar no cruzamento até onde você quer ir e BINGO. Para mover o mapa basta ir com o mouse em um dos 4 cantos da tela que você deseja explorar. Os botões abaixo são: Aproximar o mapa, Afastar o Mapa, Confirmar e Cancelar


3.2 - Select Track



Aqui também será uma "corrida rápida". Na verdade, é mais um metodo rápido de você escolher uma pista do jogo e testar, dar uma volta ou simplesmente passear por aí.


3.3 - Demo



Não tem nada a ver com o capeta. É apenas uma demonstração de dois bestas correndo. hehehe Na verdade, ele mostra como são as corridas. Só isso.


3.4 - Carros "avulsos"



Na verdade, as opções Load car e Select Car tem funcionamento semelhantes. Mas, vamos tratá-las separadamente.


3.4.1 - Save Car

Essa opção é MUITO UTIL e recomendo que vocês aprendam a usar pois ela é necessária para criar oponentes nas mais diversas pistas. Na pista de DRAG por exemplo. O procedimento é muito simples... Quando você iniciar sua carreira e criar um carro legal na SUA garagem, basta apertar ESC no teclado para voltar à esse menu inicial. Assim, você vai e clica em SAVE CAR para salvar esse carro. Você pode dar o nome que quiser mas, caso queira usar o carro feito como oponente na pista de DRAG, nomeie o carro como DragCar apenas. Há uma pista que ainda não foi instalada nesse mod, que é a pista de corrida recém lançada (Fresquinha, fresquinha...) onde o carro para o oponente deve ser chamado de RaceCar1, RaceCar2 e por aí vai, para cada oponente.

Isso também vai ser muito util para criar os oponentes da ROC, mas isso fica mais pra frente.


3.4.2 - Load Car

Nada mais é que carregar algum carro que você tenha salvo anteriormente. Nesse modo você pode fazer alguns ajustes, pintura e ir pra pista com ele. Só.


3.4.3 - Select Car

Esse é um dos mais interessantes. Lhe permite escolher QUALQUER carro do jogo pra você dar uma volta. Você clica aí, ele vai te fornecer a lista do carro. Escolha o carro (até os carros "comuns" da rua são permitidos), escolha a cor, clique em Take It que vocês irão para a garagem. Aí é só dar uma personalizada, se for o caso, escolher uma pista e mandar ver sem medo de ser feliz! hehehe


A opção BACK TO GARAGE só fica disponível quando você acabou de sair da garagem e deseja retornar pra lá. SEMPRE que você iniciar o jogo, ela estará indisponível.


Aqui fechamos mais um capítulo.


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Capítulo 4 - Carreira (preparando para começar a jogar)


Esse vai ser um capítulo pequeno que só discute particularidades da carreira e como as funções funcionam.


A carreira nada mais é que seu progresso no jogo. Tudo o que você faz é salvo automaticamente pelo jogo (na versão MWM pois na versão LE você é quem tem que salvar...) e, cada oficina por onde você passe (são 3, que podem ser considerados 3 níveis diferentes de dificuldade no jogo) será uma nova carreira que o jogo cria automaticamente. Ou seja, se você escolhe "João" como seu nome no jogo, ao chegar no ultimo clube (clube vermelho) haverão 3 carreiras salvas João1, João2 e João3 sendo que cada uma delas é seu ultimo "status" em cada uma das oficinas.

Vamos lá!


4.1 - New Carrer


Cria uma nova carreira, um novo jogo.

Ao clicar, você digitará seu nome (ou como quiser ser chamado no jogo) e em seguida irá escolher uma imagem para ser sua foto. Tem umas duas Angelina Jolie com cabelo de cor diferente mas tudo bem. ahuahauahu




Feito isso, você irá diretamente para a garagem e a diversão começa mas, por enquanto estamos presos aqui nas funções da carreira (calma gente, já está acabando!!


4.2 - Load Carrer


Nada mais é que a função que você irá usar com mais frequência no jogo. Nela você continua seus jogos salvos.


Selecione seu jogo e vá em frente. Se você já tiver avançado para as oficinas azul ou vermelha obviamente (como eu disse anteriormente) seu jogo terá duas ou três derivações sendo que a 1 se refere à oficina verde (nível um), a 2 se refere a oficina azul (nível dois) e a 3 se refere a oficina vermelha (nível três). Se você continuar uma carreira anterior à que você estava (se saiu do jogo no nível 3 e ao entrar voltou para a oficina do nível 1 ou 2) seu jogo será MODIFICADO. Portanto, não faça besteira do qual venha se arrepender depois. Deixe os jogos antigos quietos em seus lugares.


4.3 - Delete Carrer

Autoexplicativo, né? Apaga sua carreira ou a que você desejar.


4.3 - Back to Garage

Se você está jogando e resolve sair do jogo, antes de ser enxotado de volta para o windows você retorna ao menu principal do jogo. Caso se arrependa e queira retomar seu jogo, não é preciso ir em Load Carrer de novo. Basta clicar nesta opção que você retorna à garagem normalmente.


Encerramos por aqui. Agora vamos pro que interessa!


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Capítulo 5 - Noções básicas de como jogar SLRR


Aqui é onde as coisas começam a ficar interessantes. Como há MUITA coisa pra explicar, vou fazer desse capítulo apenas uma introdução leve para que vocês tenham uma noção de como se joga. Em seguida estarei desenvolvendo com os amigos da moderação, capítulos com informações mais avançadas sobre como instalar carros, pistas, motores e também como montar carros adequados para as circunstâncias necessárias.


5.1 Garagem


Se você é uma pessoa esperta e seguiu direitinho tudo o que foi escrito até agora, assim que você escolher sua imagem no jogo, será mandado diretamente para a sua garagem com essa imagem lhe dando boas vindas e explicando o que fazer. No caso, você começa com $ 20.000 de grana. A partir daí você tem duas opções: comprar um carro novo ou usado. Provavelmente sua grana não vai dar pra um novo, então sua salvação serão os usados. Como o jogo é MUITO COMPLEXO e certas vezes cansativo, sugiro que de início vocês já comecem trapaceando pra ganhar mais dinheiro, comprar um carro pronto (ou no chassis) pra aprenderem como funciona ou montar ele do zero e saber o que é o que.

Façamos o seguinte, vou dar uma pincelada sobre ambos.

Para ganhar mais dinheiro, dê ok nessa mensagem, digite BEGFORMONEY no seu teclado e então clique no ícone da chave de fenda (à direita do ícone da chave de boca, lá em cima). O jogo irá fazer um barulho e automaticamente entrará mais $ 100.000 em seu bolso virtual.



5.2 - Ícones da Garagem

Já que o assunto em pauta é a garagem e suas funções e ícones. Vamos explicar cada um deles.


5.2.1 - Car Lot / Estacionamento


Aqui você acessa sua garagem particular, um estacionamento onde ficam seus carros. Quando você tiver mais de um, é aqui que você deve acessar para ver e escolher seus carros.

Este é o car lot:


Os botões acima são respectivamente: Subir / Descer (andares), ir para os carros da esquerda / direita, confirmar o carro escolhido e voltar para a garagem.


5.2.2 - Buy new cars / Comprar carros novos


Particularmente na versão MWM essa opção não será usada. É mais fácil comprar carro pelo catálogo mas, enfim... Aqui você compra carros novos. Vale lembrar que tanto essa concessionária quanto o vendedor de carros usados só funcionam das 7 da manhã às 5 da tarde (7am à 5pm). O horário do jogo pode ser visto naquela faixa preta acima de tudo no jogo. À esquerda fica seu nome e o clube (nivel) em que está, seu prestígio atual e o prestígio do seu carro atual, dia, hora e dinheiro no bolso..



Assim é a concessionária de carros novos. Os botões de cima fazem sempre a mesma coisa, movem de um carro pra outro, o "i" dá informações sobre o carro e o botão com o carrinho de supermercado compra o carro. Para voltar à garagem, o clássico botãozinho do canto.


5.2.3 - Buy used cars or sell your car / Compre carros usados ou venda seu carro


Aqui você vai para o comerciante de carros usados. Lembrando que: Tanto essa concessionária quanto o vendedor de carros usados só funcionam das 7 da manhã às 5 da tarde (7am à 5pm). Ao clicar ali você vai para o respectivo local e o carro à ser mostrado é o seu, onde você pode vendê-lo ou então ver os carros disponíveis através das setinhas. O esquema dos botões é o mesmo para a concessionária, mover pros lados, informações, comprar, voltar. No caso do seu carro, a diferença é que ao invés do botão comprar você terá o botão vender.



Aí está o que você verá nos carros usados. Eles mudam com uma certa frequencia e é sempre bom acompanhar essa loja se voce quer manter sua garagem com carros legais. Apesar de poder comprar pelo catálogo, a forma "clássica" de jogar o jogo é assim. Atrás dessa imitação de Golf vermelho fica o exemplo do estado dos carros dessa loja (por isso não recomendo os iniciantes comprarem aqui), faltando peças e etc e, sinceramente? É um chute pra quem não conhece o jogo começar a montar um carro aos pedaços. Sendo assim, por enquanto esqueça essa parte.



Quando você vai comprar um carro aparece uma tela com um breve histórico ou descrição do carro. Nos carros originais do jogo sempre vem umas informações interessantes (o que não é o caso porque, não sei porque cargas d'agua não apareceu a tela nessa imagem). O icone com o "i" exibe informações técnicas e a situação de muitas peças do carro. Vocês verão muito o menu de informações mais pra frente.



Comprei a bagaça!


5.3 - Mexendo no carro / Ferramentas e Utilidades

Vamos ir detalhando os ícones juntamente com suas utilidades.


5.3.1 - Elevador / Car Jack


Incluso somente na versão MWM ele faz com que seu carro fique levantado enquanto você mexe nele, pois carro no chão e sem roda é merda na certa.

Basta clicar no botão à esquerda (destacado em amarelo) para subir o carro ou apertar novamente para descer. É importante ressaltar que o jogo costuma TRAVAR na primeira vez em que você for usar. Se acontecer, tente ir para o estacionamento ou mesmo dar uma volta com o carro. Qualquer coisa que o movimente antes de usar o elevador. Depois disso dificilmente você terá problemas.


5.3.2 - Menu inferior - Utilidades

Este menu possui coisas muito importantes na hora de mexer no carro.



Clicando nessa chave você verá à direita (nos espaços vagos) as peças que você tem guardadas e pode tirar ou colocar peças no carro. Basta clicar nelas. Se clicar nas peças do carro, você remove e se clicar nas do estoque você coloca. Porém, se fizer um barulho estranho tipo um indio assoprando um canudo, é sinal de que a peça é incompatível ou não é desse carro.



A seguinte repara todo o carro. É ótima pra quando você volta de uma corrida ou compra um carro usado. Restaura TODAS as peças do carro ao máximo possivel, tal como enche os tubos de NOS novamente.



Venda de peças. Se clicar nesse botão, você venderá todas as peças em estoque (à direita, nesses espaços vagos, que deveriam ter peças de todo tipo) E, se você quiser vender apenas algumas peças, basta clicar nelas (no espaço onde ela se encontra, aí do lado direito) e arrastar até esse botão.


Abaixo temos botões bem importantes. Botões que ocultam determinadas partes do carro para que você possa visualizar melhor algumas coisas.



Este botão oculta o MOTOR, ESCAPE e demais partes relacionadas. Ótimo pra quando você quer ver apenas as rodas. Nesse exemplo da foto, a carroceria também foi oculta.



Oculta a carroceria inteira (tal como suas peças no estoque à direita, isso é válido para todos os botões. Se você oculta a carroceria, TODAS as peças da carroceria em estoque somem. Se oculta o motor, as peças dele em estoque somem e se oculta o conjunto de rodagem, tudo em estoque referente à ele também some! Mas calma, volta se você clicar novamente no botão.) Esse botão é extremamente útil na hora de mexer no motor ou na suspensão (principalmente).



E o ultimo oculta o sistema de rodagem do carro (suspensão, freios, rodas e pneus) passando a idéia de que o carro está flutuando, quando na verdade não está. Só as rodas não estão sendo mostradas.


5.3.3 - Menu superior - Ultimas ferramentas e utilidades



Chave de fenda, ou "Fine tunning é o nome dessa ferramenta. Ela serve para acertar peças específicas como comando de válvula, mistura ar/combustível no carburador ou flauta de combustível, pressão da linha de injeção de nitro (NOS), pressão dos pneus e etc. e também serve para abrir as portas, capô e porta malas. Só não se esqueça, se você abrir uma porta do seu carro e não fechar antes de sair pra dar uma volta, ela permanecerá ABERTA! É nesse botão que você tem que clicar quando usar os cheats. O cheat para ganhar dinheiro rápido, como dito anteriormente consiste em digitarBEGFORMONEY e clicar nesse botão da chave de fenda. Recomendo o uso do cheat pelos iniciantes para que se acostumem com o jogo mais rapidamente.


O botão à esquerda não precisa ser explicado porque ele nada mais é que um jeito de sair do modo de pintura.



Esse botão entra no modo pintura, onde os botões lá de baixo são trocados como vocês verão nas imagens à seguir.



No modo pintura, os três botões de baixo consistem em: spray (igualzinho ao spray do paint ou seja, uma bosta mas é o unico jeito de se pintar livremente. Aparecerão dois botões extras onde eles definem o tamanho da bola de tinta do spray: Smaller/Diminuir = Pequena e Bigger = Grande/Aumentar), pintar uma peça inteira (o jeito mais rápido de se pintar um carro, você clica numa peça e ela é pintada por inteiro) e adesivos (se você comprar adesivos pelo catálogo, é aqui que você os utiliza. É o mesmo esquema do spray, aparecerão botões para mudar seu tamanho e botões para girar para a esquerda ou direita, inverter, etc.) Os botões abaixo consistem em carregar seu esquema de pintura, salvar seu esquema de pintura e o ultimo botão (que sinceramente NUNCA usei) serve para copiar a cor de uma parte para poder usar em outra, ou pelo menos acredito que seja isso.

Lembrando, é sempre bom salvar um esquema de pintura que você teve muito trabalho pra fazer ou porque gostou pois, colocar seu carro na rua é uma tarefa 100% arriscada. Nem mesmo os profissionais escapam de uma pancadinha numa calçada ou poste sem querer. Isso sem falar nos oponentes retardados que não felizes por ter perdido ainda acertam teu carro. Aí lá se vai todo o trabalho pelo ralo!



Aqui começa a diversão. Este botão serve para testar o carro dentro da garagem. Na versão MWM é possível movimentar o carro dentro da garagem. Já na versão "original" e na LE, isso não é possível.

Provavelmente aqui é que vocês terão certeza de se seus carros funcionam ou não. QUalquer problema que impeça o teste do carro será alertado aqui. Problemas extremamente comuns: taxa de compressão incorreta (alta ou baixa demais), falta de bateria ou alguma correia, falta de peças do motor e falta de volante, sim! Volante!



Uma vez dentro do modo de teste, aparecerá o piloto dentro do carro. Basta acelerar para dar partida, no caso, apertar a seta pra cima. Aí você pode acelerar seu carro, testar a direção e etc. Lembram dos botões que ocultavam partes do carro? Então, eles estão de volta! O primeiro oculta o motor e partes relacionadas à mecânica, o segundo oculta a carroceria e oterceiro oculta as rodas e conjunto de rodagem. Simples, não?



Assim como o elevador, este é outro botãozinho bem especial da versão MWM... Com ele o piloto tira o pé da embreagem e é possível andar dentro da garagem. Só tome MUITO cuidado pra não cair nesse vão da rampa, senão você fará um belo estrago na sua máquina. Aperte novamente para o carro ficar imóvel.

E... Finalizando, o bom e velho botãozinho que volta para o modo normal da garagem.


5.3.4 - Menu superior - Avançando o tempo

Como não poderia deixar de ser, um jogo baseado em tempo precisa de um botão que também acelere o tempo. Você irá usar este botão em momentos como: ao precisar ir à um dos revendedores de carros fora do horário (das 7 da manha às 5 da tarde no jogo) ou então avançar o jogo para as 10 da noite, que é quando os agitos das corridas noturnas começam!


Este botão avança o tempo de uma em uma hora.



E este avança o tempo de 6 em 6 horas.


Pra finalizar, o clássico botãozinho que nos leva de volta pro futuro. Ops! de volta pro menu inicial!


Vamos para o próximo capítulo e, FINALMENTE por a mão na massa!


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Capítulo 6 - Finalmente colocando a mão na massa!



É, agora vocês estão habilitados à jogar o bom e velho SLRR com louvor!!! Se vocês leram atentamente, não terão problemas, eu "agarantio"!


6.1 Catálogo - Pagina principal


O catálogo é acessado através do botão do carrinho de compras na garagem.



ESSA é a cara do famoso catálogo! Resumidamente:

Vehicle = Comprar carros inteiros ou só no chassis

Engine = Comprar motores e peças pros mesmos

Body = Comprar peças para a carroceria (engloba a lataria, vidros, lanternas, neon, placas e aerofólios

Running Gear = Comprar peças pro conjunto de rodagem (braços de suspensão, amortecedores, molas, rodas e pneus)

Interior = Comprar peças para o interior do carro (Bancos, volante, enfeites e o que mais você quiser)

Audio = Comprar som para os veículos. No jogo "puro" não há nada aí. Mas existem pacotes na internet para você dar esse presente pro teu carango

Decals = Lembram do modo de pintura? É aqui que vocês compram os adesivos. Tem desenhos, logos de várias empresas e fabricantes de peças e acessórios, letras, numero, simbolos, etc. Mas, vale ressaltar que a qualidade desses adesivos na pintura do carro é questionável.


6.1.1 Catálogo de veículos

Aqui vocês podem comprar carros de duas formas. No Chassis (totalmente pelado):


Ou, inteiro (vehicle)



O carro do exemplo é o prêmio do jogo. POR FAVOR, não vá estragar a graça do jogo comprando ele logo de cara. ¬¬

A lista de veículos depende do que você tem instalado. Se for o jogo original, como mostra a barra na parte inferior da foto, você tem aproximadamente 24 modelos de veículos. E, do lado direito dessa informação, o preço e o botão para comprar. Simples e fácil! É assim que recomendo que vocês comecem. Claro, COM DINHEIRO!!! ¬¬x2!! Mais pra frente explico os passos básicos pra se montar um carro do zero.


6.1.1 Catálogo de motores


Esse é o coração do jogo. É aqui que estão todos os segredos, ódios e paixões dele. hehehe Teoricamente, essa ordem (de cima pra baixo, começando em Engine Blocks) é a ordem pra se montar um motor. Aqui existem alguns segredinhos, vou explicá-los a seguir, primeiro vamos à descrição das seções do catálogo:

Engine Blocks = Bloco do motor, a base para se construir algo.

Crankshafts & Bearing = Virabrequim (ou girabrequim) e aquela maldita peça que sempre esqueço o nome, mas que segura o virabrequim... Acho que é o mancal.

Connecting Rods = Bielas, elas são a conexão entre o virabrequim e os pistões.

Pistons = Pistões, eles são os responsáveis pelo ciclo de detonações do motor, é aqui que tudo acontece!

Oil Pans = Carter, pros íntimos. É onde fica o óleo do motor. No jogo original serve só pra completar o motor mas em pacotes de motores eles geralmente tem várias versões que podem ajudar no rendimento do veículo, mas isso fica pra uma outra hora.

Cylinder Heads = Vulgo cabeçote. Esse também não tem segredo. Aqui você compra o cabeçote e a tampa dele.

Intake & Exaust CAMSHAFT (e não crankshaft como está aí) = Comandos de válvulas. Geralmente há um de admissão e um de exaustão (escape) para cada cabeçote. No caso de motores V8 originais do jogo, são dois cabeçotes e 4 comandos, dois de admissão e dois de exaustão, claro. Aqui, além do comando você também compra aquela maldita peçinha que segura o comando semelhante ao que chamei de mancal lá no virabrequim. Ele é necessário pro motor funcionar.

Air Delivery = "Entrega de ar", ou seja, aqui se alojam os coletores de admissão e filtros de ar. Você precisará de ambos, nos carros que usam. Não se preocupem porque depois explico como saber se seu carro usa e o que usa.

Fuel Delivery = "Entrega de combustível", aqui é onde você escolhe o meio de alimentação do seu motor. O jogo é bem "definido" nesse ponto. Motores de 4 e 6 cilindros usam um coletor de admissão encontrado no item anterior e uma flauta de combustível (FUEL RAIL) encontrada aqui. Simples e fácil. Já os V8 usam o coletor de admissão do item anterior e o carburador encontrado aqui. Ou então o coletor de admissão, o blower e então o carburador + filtro de ar, também encontrado no item anterior.

Clutchs & Flywheels = Embreagens e Volante do motor. Bom, na verdade a ordem correta é ao contrário disso. Primeiro você compra o volante (flywheel) e em seguida a embreagem. Fácil também.

Transmission & Drivetrain = Resumidamente o conjunto de transmissão. Aqui você compra o câmbio da sua máquina. Sem muitos segredos. ASsim como as outras peças, existem as versões originais, sport, street e racing/competição que são as melhores, personalizáveis, etc.

do outro lado temos:

Exaust System = Sistema de exaustão ou escapamento. Aqui você compra os coletores de escapamento (que são responsáveis pela saída do gás do motor para o escape) e o sistema de escapamento (canos). Fácil!

Exaust tips = Aqui só tem as ponteiras pro escapamento. Gosta de ponteiras duplas? Simples? Grandes? Pequenas? Sinta-se em casa!!!

Drive Belts = Correias em geral. Não tem segredo mas, pra não se perderem, existem algumas correias que merecem atenção. As correias do alternador e supercharger (blower) quando houver, devem ser compradas aqui. Se você tiver problemas com a ausência delas, é aqui que você as encontrará.

Acessories & Others = Acessórios de uma maneira geral, geralmente os alternadores, baterias e afins.

Charging System = Aqui começam as brincadeiras de adultos. Turbinas, blowers, tudo para agradar aos mais diversos clientes. Lembrando, os blowers dos V8 precisam de uma polia (driver pulley) encontrados na seção Drive Belts e sua respectiva polia, também na seção citada. Já as turbinas precisam de coletores escapamentos específicos para motores TURBO encontrados emExaust System. Parece difícil. Só parece...

N2O System = Nitro, pros íntimos. Aqui você compra as flautas de injeção de óxido nitroso (vulgo NOS) e os suas respectivas garrafas. Sem segredo.

Pro tunning = Peças de alta performance... Na versão original do jogo, aqui você encontra apenas uma flauta de combustível de Metanol para motores 4 cilindros. Ajuda bem, quando se tem um carro bem preparado.

Engine kits = Aqui ficam os motores completos e kits de peças. No jogo original não tem muita coisa. E, o que tem perde fácil pra quando você monta algo sozinho. É só pra poupar serviço mesmo. Muitos dos pacotes de motores incluem aqui peças especiais, motores inteiros e etc.


Com os botões lá em cima (perto da quantia de dinheiro) você escolhe entre voltar pra página inicial do catálogo (Botão da esquerda) e voltar pra garagem (Botão da direita). Indo para a esquerda e voltando ao nosso menu inicial do catálogo, vamos pro segundo ítem: Body ou carroceria.


6.1.2 Catálogo de peças da carroceria


Esse é bem simples e não perderemos muito tempo nele, já que não interfere no funcionamento do veículo.


Body panels = no "geralzão" são as peças da lataria do carro, incluindo retrovisores e parachoques. Aqui começa um dilema. Alguns autores de MODs misturam peças modificadas com as originais sendo que o lugar das peças modificadas é o item seguinte. Mas, no problem!

Replacement Parts = na teoria, o local onde ficam as peças modificadas/não originais do carro. Parachoques diferentes, paralamas alargados, essas coisas.

Lights & windows = não, não é nenhuma versão do nosso windows! São apenas a parte envidraçada do carro: vidros, lanternas, faróis...

Neon lights = pra quem gosta... os neons!

Aerodynamic tuning = aerofólios e peças referentes a aerodinamica do veiculo. alguns carros tem peças interessantes aqui.

Others = Aqui ficam as peças que não se encaixam em lugar nenhum... É difícil dizer o que vem parar aqui...

Body kits = Não serve pra nada. Assim como o engine kits, deveria ser onde ficam os kits completos de peças da lataria mas, na verdade isso foi perdido na migração de versões, acredito eu. Ou então, existem bem poucas opções (pacotes racing pra alguns carros originais por exemplo)


6.1.3 Running Gear - Conjunto de rodagem


Apesar de ser uma parte bem simples, esconde segredos...

Aqui você compra as seguintes peças (siga essa ordem e não terá problemas):

Suspensions = Suspensões, braços de suspensões, etc.

Shock absorbers = Amortecedores (tem de vários tipos... os com numero mais baixo são mais macios e os de numero alto são mais duros)

Springs = Molas, é o mesmo caso dos amortecedores, numeros altos = duros, numeros baixos = macios. Outro detalhe, o numero em POLEGADA é a altura da mola. exemplo: 6.5'', 7.0'', 7.5'', 8.0'', 8.5'' e 9.5''...

Brake systems = discos de freios. Aqui você só precisa se atentar ao tamanho do disco (medido em MILIMETROS = mm) e a quantidade de pistões (pistons). Por exemplo, um disco de 365mm 6 piston freia MUITO MAIS que um disco de 255mm 4 piston. Porque além de ter dois pistões à mais, é maior.

Rims (independente do tamanho) = Rodas. Aqui temos de tudo um pouco. O tamanho é medido em polegadas (largura X aro). Exemplo: 8.5 X 17 é uma roda com 8.5'' de largura e aro 17. Na hora de comprar pneu você vê se o pneu se encaixa nessa media. Estará escrito que o pneu vai da largura tal até largura tal. Ex: Um pneu com medidas 215/50 17 irá servir em uma roda aro 17 com largura de 8.5'' a 11'' (polegadas). Essa ultima informação tem na descrição do pneu. Ao clicar nele (são separados pela outra medida que citei = 215mm de largura, 50% dessa largura em ALTURA e 17 polegadas) irá aparecer isso no final da descrição. Mole mole.

Tyres = É só ficar esperto ao tamanho da roda que vocÊ comprou. Explore o catálogo e veja quais pneus englobam a largura da sua roda, como explicado anteriormente.

Os outros itens sinceramente são descartáveis.


6.1.4 Interior


Nada mais é que o interior do carro. É separado em:


(esses dois são os que voces irao usar com frequencia)

Steering wheels = Volantes

Seats = Bancos


(já esses quase não são usados na maioria dos carros, assim como o sistema de som)

Dashes = Painéis

Gear Knobs = Manopas de câmbio

Pedals = Pedaleiras

Gauges = Relógios/Instrumentos

Rollbars = Barras / Gaiola

Decoration = Decoração, geralmente "Penduricalhos" pro espelho interno.


Bom... Teoricamente o catálogo é isso. Agora ficam aqui as DICAS!!



6.2 Dicas IMPORTANTÍSSIMAS pra se montar um carro

Quando estiver no catálogo, você pode seguir uma ordem de compra das peças pra evitar dores de cabeça depois, como peças que não entram ou não encaixam fazendo aquele maldito barulho do indio soprando um cano.


Para montar o motor, siga a seguinte sequência:

Bloco - virabrequim e mancal - bielas - pistões - carter - cabeçote e tampa - comandos e seus mancais - coletor de admissão - (blower, se quiser) sistema de combustível (carburador ou flauta) - volte ao sistema de ar e compre o filtro - volante do motor - embreagem - cambio - coletor de escape (coletor para turbo, se quiser) - canos do escapamento - ponteiras do escapamento - alternador - bateria - volte na parte de correias e compre as correias dos comandos e do alternador (e do blower e sua polia, caso tenha instalado) - turbina (pois se for usar o blower é melhor comprá-lo ANTES do carburador) - (canos da turbina, se tiver instalado a dita cuja) - nitro (flauta e garrafas). É isso! Pode parecer difícil mas vocês pegam o jeito.


Para montar a lataria, siga a seguinte sequência:

compre todos os paralamas, parachoques, capô, porta malas, portas pra DEPOIS comprar os retrovisores, faróis, lanternas e vidros. Fácil.


Para montar o conjunto de rodagem, siga a seguinte sequência (tudo comprado 4 vezes!):

suspensão - amortecedor - mola - freio - roda - pneu. É isso! Mas, preste atenção nos detalhes, sempre!!!


Não se esqueça das peças do interior do carro e, BINGO é só voltar pra garagem, clicar no ícone da chave de boca no menu superior e sair clicando nas peças do estoque (nos slots de baixo.. elas estarão lá!) Aì é só clicar no ícone do volante e testar seu carango.


6.2.1 MACETES pra não quebrar a cabeça montando carros!!!


Estou adicionando mais esse pedacinho nesse mesmo capítulo porque ele faz toda a diferença entre montar um carro rapidinho e perder duas horas fazendo isso sem resultado.


Quando você estiver em algum catálogo (qualquer um deles, exceto o de carros inteiros, claro) você verá alguns símbolos acima das peças. Eles é que vão lhe indicar se você pode ou não comprar a peça. Existem três casos:


Você NÃO TEM essa peça e ela é TOTALMENTE COMPATÍVEL com seu carro



Você JÁ TEM uma peça dessas ou semelhante e essa é TOTALMENTE SUBSTITUÍVELcom a do seu carro



Você NÃO TEM essa peça mas ela é POSSIVELMENTE COMPATÍVEL com seu carro, esta é muito importante. Ela quer dizer que a peça até serve no seu carro mas, depende de outra coisa para ser colocada. Neste exemplo temos o retrovisor, que depende da PORTA obviamente. O mesmo aconteceria com os vidros das portas caso você já tivesse a porta. E, caso você NÃO TENHA a porta, essa peça aparecerá como NÃO COMPATÍVEL (sem simbolo nenhum).



Lembrando: Se você comprou um carro USADO, esses simbolos são de EXTREMA IMPORTÂNCIA, já que é através deles que você saberá se falta alguma coisa no seu carro. Se faltar peças que é só "comprar e colocar" aparecerá o simbolo do carrinho (indicado na foto com a seta azul). Se você tem uma peça EM ESTOQUE que sirva para instalar uma peça do catálogo, essa aparecerá com um simbolo semelhante à uma estrada (indicada com a seta amarela). E, o que você mais verá é osímbolo de "reciclagem" (indicado com a seta verde) indicando que você já tem uma peça dessa ou semelhante e que se comprar tal peça, poderá remover a que você tem e colocar essa no lugar.


Terminando a parte fundamental do jogo aqui.


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Capítulo 7 - Finalizando o básico e dando as primeiras voltinhas!!!



Agora não resta muita coisa.

O botão em questão muda a aparência do piloto. É mais uma novidade do MWM e é até legal. Mas, pouco útil na prática.


À esquerda temos mais botões MUITO uteis.

A taça é a ROC - Race of champions ou "Corrida dos Campeões" mas, como dito lááá no começo, é uma corrida que só se torna possível quando você atinge o topo do terceiro níve, terceiro clube ou do clube vermelho. Estando entre os 3 primeiros desse clube você é um dos três melhores da cidade e consequentemente está apto à correr na ROC, o que leva TEMPO.


O primeiro ícone da lista (totalmente à esquerda) é onde você põe seu pra ver asfalto.

Abrirá uma lista de pistas... Entre elas, a Cidade é a Valo City (ultima da lista). É lá que você terá seus desafios. Através do pequeno GPS no canto esquerdo da tela você verá os carros dos oponentes (cada um na cor de seu clube = verde, azul e vermelho) onde, para desafiá-los, basta passar ao seu lado e buzinar. Mas, lembre-se você só pode desafiar pessoas do seu clube. Nada de querer desafiar nego de clube melhor ou pior que o seu. Eles te mandam a merda na maior cara de pau. hehehe

Mas, isso se passa de dia... Até as 10 da noite mais ou menos. Após esse horário começam as corridas noturnas. Siga uma bandeirinha verde que irá aparecer no mapa e logo você chegará ao "point" das corridas. Lá é só passar perto dos carros estacionados (de preferência passar na PISTA e não na calçada, ok?) que irão aparecer as duas opções do lado esquerdo da telaWatch Race para assistir o pessoal correndo ou Participate pra arriscar.. Escolhendo participate você verá uns carros bem estranhos, iguais aos estacionados na rua. Não são carros do jogo, que voce pode trabalhar normalmente neles. São apenas "fake racers" ou "corredores fantasmas" os corredores de verdade só aparecerão quando você escolher Participate. Aí sim, terá uma lista dos oponentes e você poderá ir desafiando um a um repetindo o processo de voltar SEMPRE ao ponto de partida (bandeira verde) e passando perto dos carros pra aparecer tal opção.

A corrida consiste num quarto de milha... Fácil se você tiver um carro bom. É aqui que voce usa seus segredos e artimanhas.... Muitos usam e abusam do nitro, outros acertam bem o motor e o limite de giro. Enfim, faça o que achar necessário! \o/

Existem também outras pistas mas as duas unicas que oferecem carros junto com o teu são a pista de Drag e a Physics lab. A pista de drag vai por você pra correr contra o computador como nas corridas noturnas e a Physics lab é uma rampa imensa que tem uma conexão no meio onde, se você escolher colocar outro carro (como na foto abaixo) provavelmente vocês irão dar uma bela cacetada de cara!



Opções da physics lab: 1- correr sozinho, 2- com um carro fantasma sem controle e 3- um carro fantasma clonado do seu, onde responde aos mesmos comandos que o seu. Simples!

Um alerta pra physics lab: NAO ACELERE SEU CARRO NA DESCIDA! É pedir pra perder seu cambio na certa...É uma descida extremamente forte. Sendo assim, pressione C para acionar a embreagem e vá apertando Z ou A até encontrar o ponto morto (marcado como N no mostrador).



Além dessas duas citadas, existe também a TEST TRACK que é uma pista de testes com de tudo um pouco. Lá, basta ir a uma das bandeiras verdes pra começar algum teste. Vendo o mapa pelo GPS, vá para a bandeira verde à direita. Ela estará no início de uma bela reta onde você fará os testes fundamentais ao seu carro: aceleração (0 a 100 km/h, 0 a 200 km/h), tempo no quarto de milha (0 a 400m, esse é o fundamental, igual ao Drag racing ou as corridas noturnas de Valo City. Até 12 segundos é um tempo razoavelmente bom), uma milha e velocidade final.


Essa é a test track: (ao sair dessa rampa, virem a direita e sigam reto que logo verão a bandeira verde da largada pro teste do quarto de milha)



Lá na frente... Vêem? Reparem no GPS (canto inferior esquerdo da tela) a chave azul foi de onde saí. No caso ela representa sua oficina. Pode ser verde, azul ou vermelha, depende do nível em que você está. QUando me referi à virar a direita, nao precisa seguir o asfalto, pode fazer uma curva BEM fechada pra direita e seguir pelo mato nesse rumo:



Parem exatamente em baixo da seta e esperem a mensagem... Aí é só acelerar e correr pro abraço! hehehe



Tempo no quarto de milha (nada mal..)



ATENÇÃO: Se vocÊ não quer perder metade do seu carro no final desse teste, assim que aparecer o tempo total e o relógio parar de contar aperte ESC imediatamente e escolha BACK TO GARAGE assim você evita uma bela tragédia no final da pista de testes! hehehe



As informações do carro e as geradas na test track podem ser encontradas aqui:



Onde aparecerão 4 telas diferentes. Uma com informações gerais do carro:



Outra com a linha de potência X torque:



A situação das peças



E, por ultimo, as informações feitas na pista de testes:



É isso galera, agora vocês podem curtir MUITO o game.

Vou passar informações mais avançadas (como instalar mods e etc) no próximo post. Vão aprendendo e testando tudo aí que mais pra frente tem mais!




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Capítulo 8 - Instalando MODs e indo ao infinito e além!

Bom pessoal, aqui começa a parte mais "avançada" do jogo. Os mods nada mais são que modificações adicionadas ao jogo. Iremos começar pelas mais comuns e mais interessantes, para atender todos os gostos. Mas, é importante lembrar que para isso você PRECISA saber usar o Windows Explorer (ou pelo menos como encontrar as pastas que forem necessárias) e um programa de compactação tipo o Winzip, Winrar, Winace, 7 Zip, Filzip entre tantos outros (esses dois ultimos são RECOMENDADÍSSIMOS pois aceitam um dos formatos mais usados pela galera, o ".RAR")

8.1 - Instalando CARROS

Para instalar um carro, antes de mais nada você precisa ter CERTEZA de onde instalou o jogo... Além disso você também precisará de:
* O jogo já devidamente instalado (obviamente...)

* Programa de Compressão de Arquivos (Ex: Filzip, 7 zip, Winace, Winrar, Winzip ou mesmo o Windows, mas com o windows vc nao abre .RAR!)
-Podem ser encontrados aqui: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

* Arquivo do carro desejado já salvo no seu computador (crie uma pastinha e vá arquivando... é um jeito fácil de consultar depois)
- Os carros podem ser encontrados aqui: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- Observação importante: VERIFIQUE SE O CARRO É COMPATÍVEL COM SUA VERSÃO! (2.3.0 LE ou 2.2.1 MWM!!!)

A partir daqui não tem segredo. Abra o arquivo do carro que você baixou (procure na pasta que você colocou ou, assim que terminar o download peça para abrir o arquivo) e descompacte na seguinte pasta (este exemplo só é válido para a instalação "original" do jogo, para quem baixou a versão daqui, é preciso procurar o local onde você instalou o jogo e procurar a pasta "Street Legal Racing" que é a pasta principal do jogo, é a partir dela que tudo se inicia):

C:\Arquivos de Programas\Activision Value\Street Legal Racing\Cars\Racers

Carro que você baixou (o arquivo compactado ao ser aberto) deverá ter duas coisas: Uma pasta com o nome do carro e um final "_data" e um arquivo com o mesmo nome e a extensão ".rpk"

Exemplo prático:

Vou usar o Delorean como cobaia.

1- Baixo o carro:


2- Abro o arquivo do carro que acabei de baixar:


3- Em seguida basta descompactar o carro na pasta que citei lá em cima: ( C:\Arquivos de Programas\Activision Value\Street Legal Racing\Cars\Racers )

Um jeito fácil de fazer isso é abra o Windows Explorer (aperte a tecla com o logotipo do WINDOWS no teclado e a tecla E), em seguida vá até a pasta onde você salvou seu carro e ABRA o arquivo, irá aparecer a janela do programa de compressão de arquivos. No meu caso o arquivo do DELOREAN.rar (exemplo). Em seguida, na janela do Windows Explorer, vou até a pasta (lembrando... esse é só um exemplo, VERIFIQUE ONDE VOCE INSTALOU O JOGO!):

C:\Arquivos de Programas\Activision Value\Street Legal Racing\Cars\Racers.

Feito isso, volto para a tela do programa de compressão de arquivos, pego a pasta "Delorean_data" e o arquivo "Delorean.rpk" e arrasto ambos para a pasta que está aberta no Windows explorer (C:\Arquivos de Programas\Activision Value\Street Legal Racing\Cars\Racers). FEITO!

Não tem segredo. Basicamente você tem que retirar o arquivo de dentro do arquivo compactado (através do programa de compressão) e colocá-lo na pasta que destaquei (e vou destacar novamente):

C:\Arquivos de Programas\Activision Value\Street Legal Racing\Cars\Racers

O jeito como você irá fazer isso não importa, o importante é no final ter o arquivo Delorean.rpk e a pasta Delorean_datadentro dessa pasta que citei acima. Feito isso, você já pode entrar no jogo e fazer o teste.
Uma dica: Compre o carro pelo CATÁLOGO, assim você acha o carro fácil-fácil.
Outra dica MUITO IMPORTANTE: Assim que você entrar no jogo, vá para o menu Opções e, no canto inferior esquerdo da tela clique em DEBUG DECOMPILE ALL JAVAs. Esta opção fará um "teste" no seu jogo. Isso é muito útil para evitar que seu novo mod TRAVE o jogo. Se nesse teste o mod TRAVAR o jogo, pode voltar à aquela pasta que destaquei em NEGRITO várias vezes e apagar os dois arquivos que você acabou de copiar: "Delorean_data" e "Delorean.rpk". No caso do Delorean, eu insisto em ficar com o carro mas, ciente de que ele possui um erro no catálogo de rodas. Entretanto, o normal é que o jogo NÃO TRAVE ao mandar testar os JAVAs. OK?

8.2 - Instalando MOTORES (e peças)

É o mesmo processo... Você baixa o arquivo, abre e, na hora de descompactar (também haverá uma pasta "data" e um arquivo ".rpk") ao invés de jogar na pasta "cars\racers" você irá descompactar os arquivos na pasta:

C:\Arquivos de Programas\Activision Value\Street Legal Racing\Parts\Engines

Vale lembrar que a pasta PARTS contem muitas outras coisas além da pasta Engines, que é o nosso foco. Mas, se eu quizesse instalar RODAS (wheels) ou aerofólios (wings) bastaria estar jogando os arquivos nessas pastas citadas. O jogo não tem muito segredo. Se você pega o jeito, pra fazer outras coisas fica bem fácil.

8.3 - Instalando MAPAS

Este processo é basicamente o mesmo, exceto pela pasta onde serão colocados os mapas, que neste caso é:

C:\Arquivos de Programas\Activision Value\Street Legal Racing\Maps\Addon_Maps

É só jogar os arquivos do seu mapa aí e tá feito. Aí é só entrar no jogo, verificar os JAVAs e ir dar uma volta pra achar sua pista por lá!

Bom, encerramos por aqui!
O próximo capítulo vai ser de muito interesse para aqueles que pretendem usar MOTORES, processo este realiado através do EDITOR. Nada muito difícil.


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Manual feito por fastback, e pode ser encontrado no seguinte link : [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Peguei esse manual lá do forum, pois acho de extrema importância saber tudo que há em um jogo, antes de começar a jogar e ficar perdido.

Não vou colocar as imagens. Se quiser, entre no link acima para visualizá-las junto com o manual.


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